terça-feira, 16 de abril de 2013

ORIGEM DO PARIXARA


O parixara tem uma origem a partir de um mito conhecido pelos macuxi a muito tempo, onde  no passado existia uma aldeia que foi destruída para ocupação do território entre o mansipî e watunau.

O mansipî e seus grupos destruíram aldeia do watunau e apenas ele que sobrevivel porque estava escondido debaixo da panela de barro, então quando o mansipî estava indo embora o watunau pegou o mansipî que era um urubu e levou para casa, deixou ele amarrado e saiu para o trabalho quando o watunau chegou encontrou o a mandioca raspada e ralada no outro dia o mansipî saiu para sua roça voltou e encontrou o caxiri feito e sendo assim o watunal não sabia quem estava fazendo tudo isso, e quando descobriu era o urubu que fazia tudo isso e como não tinha mulher e fazia toda atividade em casa decidiu casar .O  mansipî queria comer o watuanu e levou ele para o ceu para conhecer a sua família e logo o pai do mansipî queria comer o watunau e pediu que ele fizesse o que mandasse mandou secar um lago e se não secasse o pai do mansipî comeria o watuanu , estava ele cansado e o carapanã (ma’sa) encontrou o watunau e conseguiu secar o lago para  o pai do mansipî comer os peixes, mandou fazer um banco com formato da cabeça do urubu reis e ele nunca tinha visto a cabeça do urubu reis e a Osga encontrou o watuanu e disse vou te ajudar, e durante  noite e mijou na cabeça do  pai da mansipî e o pai ilunou com o fogo para ver o que era, e assim a Osga desenhou a cabeça do urubu reis ,fez o banco e mal feito ,entregou apara o pai do mansipî quando o pai dela foi sentar derrubou ele e morreu.Assim o mansipi se livrou do pai dela mas logo ficou ameaçado pelos familiares e decidiu cantar  as musicas parixara, tukui, e ximidim  e apaixonou toda família, e para voltar para terra  encontrou o passarão e no meio da viagem matou o passarão e enfiou o bico do passarão no lago por isso o bico do passarão é preto ate hoje, Então essa é a historia.

As festas tradicionais são realizadas por meio de uma roda com uma quantidade de pessoas com braços agarrada uns com outros, todos canta em voz alta, um passo para frente e ouro para traz e depois fazem uma dança compares feminino e masculino. Geralmente é utilizados trazes com saias feitas de fibra de buriti ou palha verde ou junco retirado do lago, são tingidos com tintas de jenipapo ou uma batata de mangarataia, é necessário uma bebida de caxiri para dar mas alegria e disposição nos membro que estiver dançando.

IMPORTÂNCIA DO PARIXARA

PARIXARA: o canto de parixara é cantado apenas em épocas de alegria, em épocas de muita produção, datas comemorativas entre outros. E um dos exemplos que era praticado no passado é quando homens saiam para caçar as mulheres ficavam em casa fazendo alimentação, bebidas entre outros e em data combinada iam para certo lugar recepcionar os caçadores com bebidas muito forte.

TUKUI: o canto tukui é para falar com a natureza, chamar chuva, vento, espantar trovões e raios. Um dos exemplos identificado é em um período de verão quando as roças estão com solo muito seco é cantado o tukui assoprando o braço de caranguejo para que possa chover.

XIMIDIM: O ximidim é um canto religioso que é cantado em época de natal que é conhecido como koresmoosi, canta-se quando for casar, ou limpar o espirito/alma.

EXEMPLOS LETRAS MUSICAIS NA LÍNGUA MACUXI.

upororoi wakuyumaipe tawaru

upororoi wakuyumaipe tawaru

upororoi wakuyumaipe tawaru

TRADUÇÃO

O Bacurau esta ciscando/varrendo o terreiro

O Bacurau esta ciscando/varrendo o terreiro

O Bacurau esta ciscando/varrendo o terreiro

SIGNIFICADO

Este canto esta relacionado a uma comparação com a religião indígena. O momento em que o bacurau varre o terreiro é mesma forma que esta renovando o espirito da pessoa que esta cantando e isso tem um valor e significado para o povo indígena macuxi tida como patrimônio imaterial.
AUTOR ELDER SILVA MARQUES
 

 

 

2 comentários: