terça-feira, 10 de dezembro de 2013

HISTORIA DO VEADO E DO JABUTI

Certo dia o Veado e O Jabuti decidiran se enfrentar e para isso eles combinaram uma disputa de corrida de quem chagava no fim do limite combinado e como o jabuti muito esperto cuidou logo de se preparar falou com todos parentes dele e disse que se ele perdesse para o veado seria um fraco no meio dos animais.
E o jabuti combinou com seus parentes que ficassem em fila ate o ponto de chegada e quando o veado gritar ai voces gritam mas na frente e isso ficou certo.
A corrida começou e o veado saiu disparado pulando por cima do pe de caimbé e em cima das pedras e quando o veado estva ficando cançado ele começou a gritar - ei cumpadre jabuti e o jabuti respondia na frente oi cumpadre ta fincado para tras e assim foi a corrida. O veado perdeu a corrida para o jabutir, na verdade o jabuti nem saiu do lugar. Como todos jabuti são todos parecido o veado nem percebeu esses detalhes.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado mim ajudou muito no Colégio ❤

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. migo muito importante e interessante seu trabalho de mostrar o valor da cultura de seu povo.

    Gostaria de entrar em contato com você pois irei apresentar um trabalho sobre seu povo e gostaria de mais informações...grato
    wats 95 9 91101350

    ResponderExcluir
  5. Quando eu era criança adorava ouvir minha avó, de ascendência indígena,e nascida em Belém do Pará contar essa história. Não sei de quais etnias ela descendia, sei que os indígenas da parte de seu pai vinham do sul do Maranhão e da parte de sua mãe, da amazônia peruana. Ela contava que na corrida apostaram como prêmio o casamento com a filha de um dos concorrentes (não lembro de qual deles era a filha). E que a cada parada o veado perguntava "será que o perna-torta-cambaia comerá do meu arroz?" E o Jabuti respondia "que bem, que bom que estou"... Hoje, acho estranho que se mencionasse arroz

    ResponderExcluir