quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PAJE NA CULTURA MACUXI


Na cultura macuxi para ser um pajé exige um processo de formação tanto para homens ou mulheres, o pajé é um medico macuxi que esta interligado ao espírito e cada pajé tem um mestre que pode ser: de pião roxo, é uma planta bem resistente tanto no inverno e verão pode ficar sem folha mas não morre, mestre purake que é um peixe elétrico da região amazónica, esses mestre são uma espécies de soldados espirituais que retiram ou capturam espíritos maus do corpo do macuxi que pode ser um  bicho da serra conhecido por nome de  mariwa vilão que mora na serra que costuma pegar o espirito do macuxi.
Existem uma diferença entre o pajé e o benzedor: o pajé realiza sua atividade durante a noite com uma pratica que é folha especifica, vela, tabaco, e banho de plantas medicinais. Já o benzedor tem sua pratica que é apenas fazer oração em um chá ou banho o benzedor realiza sua atividade durante o dia e anoite.
Todas as orações na cultura macuxi para curar um paciente tem um significado e uma comparação com uma historia que se  baseia em um conhecimento tradicional adquirido durante sua experiência como por exemplo: 
Na cultura macuxi esses conhecimentos tradicionais tida como patrimonio imaterial esta deixando de ser praticada ou repassada aos jovens devido a intrusão de novas culturas como por exemplo no passado após ao jantar da noite no inicio da noite os mais idosos sempre se juntava com seu filhos e contavam suas historias e assim o jovens ia adiquirindo esperiencia de vida e isso servia como um conhecimento quando casar, mas essas praticas é muito dificio pois na maioria das comunidades os meios tecnologicos atrapalham bastante como é o caso da televisão, os jovens quer assistir apenas novelas, ouvir musicas no celular e assim o jovem vai perdendo esses conhecimentos que é muito diferente dos tempos passados aos dias atuais.
Além dessas dificuldades cada escola dentro das terras indígenas vem construindo o projeto politico pedagogico e introduzindo no currículo de ensino temas da realidades indígenas e isso esta sendo muito gratificante registar e divulgar essas informações para fulturas gerações.

Um comentário: