quarta-feira, 1 de outubro de 2014

MAKUNAIMÎ E TERRITORIO MACUXI

      Em Roraima a mitologia do povo macuxi esta relacionado ao grande pajé Makunaimî e seus filhos  Insikiran e Ani´ke, esses personagens tem uma simbologia no território macuxi, principalmente  ao mundo dos espíritos que são de importante valor  gravados na memoria dos detentores dos conhecimentos tradicionais. 
      O modo de aprendizagem em relação ao conhecimento tradicional na cultura macuxi acontece através do ensino sociocultural, principalmente sobre o respeito ao meio ambiente, e seu significado no seu território contado através de historia como por exemplo; os benzedores têm o dom de fazer orações. Eles exercem a função de cuidar das pessoas através de benzimento, de chá e de banho, quando as pessoas estão com dor de estômago,  entre outras doenças. Pedem licença dos espíritos malignos para visitar um determinado lugar pouco visitado como por exemplo lugares sagrados, sítios arqueológicos de urnas funerarias e pinturas rupestre. 
      Acredita-se que essas são as marcas deixadas por Makunaimî, que  estão relacionadas com a proteção e com o meio social em que vivemos. A maneira de respeitar esses lugares acontece a partir da prática da crença no ritual feito pelos “benzedores” que consiste em pôr a pimenta malagueta nos olhos. 
      Essa prática é uma forma de manter viva a tradição cultural e principalmente de proteger o patrimônio arqueológico. Porque os Macuxi sentem medo e não vão a esses lugares sem cuidado. Com esse rito, os Macuxi pedem licença e se protegem de um possível espírito maligno conhecido de Mariwa, deixado por Makunaimî. Quando isso não acontece o “chefe” do lugar pode roubar o espírito da pessoa e levar para serra, fazendo com que tenha muito pesadelo quando for dormir.
Acredita-se que, quando não é realizada essa crença a pessoa sofre consequências relacionadas à dormência no corpo e muita dor de estômago. Por isso esse rito de proteção antes de ir a esses lugares acontece dessa forma há muito tempo por nós indígenas.
Esses lugares sagrados estão relacionadas ao mundo dos espíritos. Para nós indígenas, muitas formações rochosas são moradas de espíritos relacionados à Makunaimî. Por isso quando um sítio arqueológico é visitado, é necessário colocar pimenta no olho como forma de proteção. E também comer damurida, pois é contraindicado ir a esses lugares sem antes estar bem alimentado.



 
















 
Autor Elder Silva Marques, graduado no curso de gestão territorial, na UFRR na área de habilitação em patrimonio indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário