sexta-feira, 3 de maio de 2013

SABERES E USO DA PUÇANGA MACUXI


Desenho de Elder marques- puçanga macuxi
A puçanga na cultura macuxi é um nome que se dar a uma planta e é utilizada a batata ou a folha verde para curar a pessoas ou enfeitiça-lo é de uso exclusivo dos mais velhos de uma comunidade indígena.
Existem puçangas que dar coragem as pessoas, puçangas para namorar e ate para casar. No passado essa planta era utilizado como uma armas que servia para matar o inimigo do macuxi ou te mesmo enfeitiça-lo como: sentir muita dor de cabeça, criar ferida brava entre outros.
A puçanga tem varias finalidades como, por exemplo: existe a puçanga para a mulher ter filho rápido sem sentir muita dor, que é uma semente de amendoim pequena que existe apenas com parteiras indígenas e a mulher come duas sementes e depois espera dar à luz a criança, ou também passa a folha na barriga.
Existe também a puçanga para pegar peixe no rio, lago, igarapé o homem macuxi quando vai pescar e o peixe não quer pegar, então é só passar a puçanga na linha do caniço ou na mão do pescador e só assim aparece peixe abundantemente.
E para cada uso de puçanga tem um limite de crença e respeito quando for usar esse elemento da cultura, pois a puçanga é um pajé- medico tradicional na cultura macuxi, que também se alimenta a partir das ações ou efeito que acontece em uma determinada atividade.
Um exemplo que posso citar é o caso da puçanga quer serve para pegar peixe. À partir que o homem passa a utilizar a puçanga a pessoa tem alguns limites que deve ser respeitado tem que guardar em lugar seguro onde nem todas as pessoas possam ter acesso, mais sim o dono.
E tem que ter muito cuidado porque toda vez que pegar o peixe com o uso da puçanga não pode jogar espinho em qualquer lugar e se jogar em qualquer lugar as pessoas podem urinar em cima ou jogar cinza e a punga fica ruim as veze e passa a maltratar o dono fazendo ficar cego ou panema (pessoa ruim de tudo).
Atualmente na cultura macuxi as pessoas que utilizavam bastante no passado morreram e alguns se encontra vivos e a puçanga é um elemento da cultura que estar presente no dia dias das pessoas e o mais importante é que esses usos acontece não como era no passado mais sim de vez em quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário