sexta-feira, 26 de abril de 2013

VALORES DA PANELA DE BARRO MACUXI


Desenho de Elder Marques-Panele de barro.
A panela de barro conhecido na língua macuxi chama se de inî que é feito de barro pelos, mas velhos da comunidade e que tem seus ritual e forma de preparo para iniciar o uso.

Para construir a panela de barro precisam se de uma pessoa que tem conhecimento principalmente as pessoas, mas velhos da comunidade que tem corpo aberto ou que tem seu processo de formação que é benzido pelo pajé da comunidade.

O ritual para retirar o barro da natureza tem que conversar (pedindo permissão que estar precisando tirar o barro para fazer panela de barro para sua família e tem que levar principalmente a bebida como o Caxiri forte para o chefe do barro que pode liberar assim a panela não quebra durante a sua construção. Caso contraria se buscar o barro sem esse ritual a pessoa poderá sofrer com reumatismo no futuro e quando o filho nascer não andara em época certa.


Durante a sua construção tem que fazer em um lugar bem silêncio onde pessoas não circulem, pois se houver isso a panela pode quebrar. Ainda a panela de barro após ser feita tem que passar três dias em um lugar onde ninguém possa toca após esse processo tem que queimar com capenga de buriti depois passar o tucupi esta pronta a panela de barro.

Existem dois tipos de panela um que serve par cozinha o Caxiri que é o, pois dificilmente não queima o Caxiri segundo as informações das mulheres da comunidade indígena de camarareme outro que é pequena onde o povo costuma cozinha a Damurida e que é usado no dia na família e passa no Maximo quatro anos sendo bem cuidado aparte daí a panela começa ficar velha se não rachar pode quebrar.

Portanto na comunidade somente pessoas, mas idosas falantes da língua macuxi do povo macuxi que sabe fazer, mas a falta de pratica não tem essa iniciativa, pois determina um âmbito cultural em que precisa ser praticada para aplicar no futuro e assim fortalecer o conhecimento do povo macuxi da comunidade de camararem.
AUTOR ELDER SILVA MARQUES
 




Um comentário: