quinta-feira, 18 de abril de 2013

VALORES DA CULINARIA MACUXI






Sa´sa na lingua macuxi- gafanhoto verde- desenho de  Elder
No passado, exigia-se sempre um limite pelos mais velhos, alimentos que não deveriam ser consumidos pelas mulheres, crianças e jovens, a alimentação do povo macuxi sempre foi diversificada com carne de caças, pesca, frutas, bebidas tradicionais e a maior parte vinha das roças da própria comunidade.

            O principal meio de subsistência alimentar desses indígenas é por meio de produtos orgânicos da roça, que exige o seguinte processo: no final do verão, os macuxi começam a brocar a roça por meio de Ajuri (adjunta), que é o trabalho de todos os membros da comunidade em mutirão, nos meses de fevereiro a março que passa no máximo um mês para tocar o fogo.

            Depois de tocar o fogo, inicia-se o processo de coivara, que é a limpeza da roça, diferente processo na mata virgem, pois tem que roçar principalmente no período de dezembro a janeiro.

            Depois dos processos de broca e coivara, inicia-se o inverno, e quando for o tempo de lua cheia se planta variedades de sementes como: melancia, batata, jerimum, pimenta, milho feijão, cara, amendoim e maniva. Após o tempo determinado para a colheita de cada produto plantado, pode-se coletar os alimentos da roça entre três a seis meses, após ser plantado.

            O lugar da área em que foi plantada a roça tem que ficar em recuperação, pois o solo durante dois anos descansa para ser usado novamente. Daí que é chamado nome de capoeira.

            De acordo com as informações dos mais velhos da aldeia de Camararem existia também o tempo certo de coletas de frutas como: jenipapo, Jaraí, taxi, mirixi, buriti, dentre outras que eram coletadas em margens de igarapés ou nas margens dos rios e serras e até mesmos no campo, porque tinha uma aproximação de pássaros e caças que ficavam por perto da aldeia e o macuxi tinha facilidade de encontrar caça, o que aumentava a diversidade de alimentos. 
            Na realidade para consumir uma variedade de alimento dependia muito de tempo porque nos períodos de inverno a comunidade costumava capturar insetos comestíveis para armazenar e fazer moquem que é carne de caça o peixe assado, como é o caso da saúva que voa no inicio do inverno, o gafanhoto verde, a lagarta mutambeira, o aicá. Geralmente era uma época farta para o macuxi que secam no forno e assim consomem em determinado tempo e variada quantidade de pessoas na família e do seu cardápio.

            De acordo com as informações dos mais velhos da comunidade acredita se que consumir esses alimentos citados abaixo tem maior longavidade de vida saudavel como:dificilmente aparecer panos pretos e brancos no rosto,resistencia a doenças como dor de coluna ,reumatismo entre outros.
 
AUTOR ELDER SILVA MARQUES

 

Um comentário: