quinta-feira, 18 de abril de 2013

PIXAU NA LINGUA MACUXI -CUIA


A cuia na língua macuxi chama se de pixau que quer dizer copo ou vasilha é feito de um fruto que retirado da roça.
De acordo com os conhecimentos tradicionais o modo para se plantar a cuia tem que ser no periodo de inverno no meio dos pedrais, e exige um conhecimento por exemplo: acredita se que  para a cuia ser mas resistente é necessario que se plante no casco de jabuti isso devido que o casco de jabuti é duro e não quebra facio e é desta forma quando o fruto estiver bem maduro também ficara resistente.
 O modo de construção e preparação para o uso deste ultensilio acontece da seguinte maneira: primeiramente após ser coletado da roça ainda com a casca verde tem que cortar e deixar por um perido de um dia para secar um poco depois é assado na brasa em uma temperatura de 60°C, depois de assado poem imediatamente na agua e é necessario que se tire a casa do fruto que é bem fina. Apos esses procedimento a pessoas corta em um formato retirando a metade do fruto e inicia o processo de limpeza dentro da cuia. Fazendo isso com ajuda de uma faca faz se o procedimento final de ajeitar as margens e pronto esta feito a cuia. E importante destavar que a cuia tem que passar um periodo de duas semana com algo dentro pode ser agua ou bagaço de caxiri porque quando a cuia é nova tem um gosto amargo mas fazendo esses proceimento direitinho o gosto amargo sai pode ultilizar normalmete a cada dia que for necessario. 

A cuia na cultura macuxi é muito usado para tomar Caxiri, de acordo com as informações obtidas na comunidade indígena de camararem os mas velhos tinha esse utensílio que não era apenas um ou dois mais sim uma quantidade boa, pois quando chegava visita em casa ou quando era épocas de festa tinha cuia que muitas das vezes sobravam.

Nas comunidades indígenas no estado de Roraima é comum encontrar esse ultensilio, mas devido a intrusão de novas cultura esse costume de fazer e ultilizar a cuia esta sendo deixado de praticar e com isso também foram se perdendo  sementes tradicionais de cuia e que agora tem que conseguir em outras comunidades.
AUTOR ELDER SILVA MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário