sexta-feira, 19 de abril de 2013

IMPORTANCIA DO FORNO DE PEDRA



Desenho de Elder- forno de pedra
 
O forno de pedra conhecido na língua macuxi é chamado RÎMA que é retirado de uma pedra especifico que pode levar seis a oito meses.
De acordo com as informações dos mais idosos da comunidade indígena de camararém na aldeia exisitre um local na cabeceira do igarapé Aradi onde era retirado o forno de pdra de uma rocha e que outras pessoas de diversas comunidades vizinha também retiravam nesse lugar.
Acredita se na cultura macuxi para retira o forno de pedra da rocha é necessario uma licença do chefe da serra pois todo lugar tem um tipo de chefe e caso não realizar esse tipo de atividade a pessoas sofrera varias consequencia que acontecia com ajuda de um paje ou um benzedor que fazia sua oração em uma agua ou em uma bebida forte como sumo de caxiri ou pajuaru. Depois de retirar o forno em um periodo de tempo citado acima, era necessario realizar um multirão com mais adutos.
Para usar o forno de pedra pela primeira vez acontecia seguinte ritual. a mulher do dono que retirou o forno de pedra tinha que lavar com tucupi de mandioca  e goma com vassoura verde rancado de cima da serra.
Depois de ser lavado acendia o fogo e ja com a massa de mandioca pronta fazia o primeiro beiju que é um alimento tipico da região macuxi. Esse beiju não deve ser  alimentado por ninguem e sim deixado para o chefe da serra como uma forma de agradecimento. depois tem que ser um beiju somente para pessoa quem tirou o forno de pedra, sendo realizado esse procedimento ai que pode ser o forno para utilizar na produção de alimento. Esse ritual todo é apenas para garantir que o forno fique de boa qualidade e que não pudesse queimar o beijur ou grudar a massa .
Na cultura do povo macuxi essa pratica nã é mas realizado devido a intrusão de novas culturas dentro da cultura macuxi ,mas é importante destacar que existem ainda fornos de perdas em algumas comunidades indígenas.
AUTOR ELDER SILVA MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário