O
mansipî e seus grupos destruíram aldeia do watunau e apenas ele que sobrevivel
porque estava escondido debaixo da panela de barro, então quando o mansipî
estava indo embora o watunau pegou o mansipî que era um urubu e levou para
casa, deixou ele amarrado e saiu para o trabalho quando o watunau chegou
encontrou o a mandioca raspada e ralada no outro dia o mansipî saiu para sua
roça voltou e encontrou o caxiri feito e sendo assim o watunal não sabia quem
estava fazendo tudo isso, e quando descobriu era o urubu que fazia tudo isso e
como não tinha mulher e fazia toda atividade em casa decidiu casar .O mansipî queria comer o watuanu e levou ele
para o ceu para conhecer a sua família e logo o pai do mansipî queria comer o
watunau e pediu que ele fizesse o que mandasse mandou secar um lago e se não secasse
o pai do mansipî comeria o watuanu , estava ele cansado e o carapanã (ma’sa)
encontrou o watunau e conseguiu secar o lago para o pai do mansipî comer os peixes, mandou
fazer um banco com formato da cabeça do urubu reis e ele nunca tinha visto a
cabeça do urubu reis e a Osga encontrou o watuanu e disse vou te ajudar, e
durante noite e mijou na cabeça do pai da mansipî e o pai ilunou com o fogo para
ver o que era, e assim a Osga desenhou a cabeça do urubu reis ,fez o banco e
mal feito ,entregou apara o pai do mansipî quando o pai dela foi sentar
derrubou ele e morreu.Assim o mansipi se livrou do pai dela mas logo ficou
ameaçado pelos familiares e decidiu cantar as musicas parixara, tukui, e ximidim e apaixonou toda família, e para voltar para
terra encontrou o passarão e no meio da
viagem matou o passarão e enfiou o bico do passarão no lago por isso o bico do
passarão é preto ate hoje, Então essa é a historia.
IMPORTÂNCIA DO
PARIXARA
PARIXARA: o canto de parixara é
cantado apenas em épocas de alegria, em épocas de muita produção, datas
comemorativas entre outros. E um dos exemplos que era praticado no passado é
quando homens saiam para caçar as mulheres ficavam em casa fazendo alimentação,
bebidas entre outros e em data combinada iam para certo lugar recepcionar os
caçadores com bebidas muito forte.
TUKUI: o canto tukui é para falar
com a natureza, chamar chuva, vento, espantar trovões e raios. Um dos exemplos
identificado é em um período de verão quando as roças estão com solo muito seco
é cantado o tukui assoprando o braço de caranguejo para que possa chover.
XIMIDIM: O ximidim é um canto
religioso que é cantado em época de natal que é conhecido como koresmoosi,
canta-se quando for casar, ou limpar o espirito/alma.
EXEMPLOS
LETRAS MUSICAIS NA LÍNGUA MACUXI.
upororoi wakuyumaipe tawaru
upororoi wakuyumaipe tawaru
upororoi wakuyumaipe tawaru
TRADUÇÃO
O Bacurau esta ciscando/varrendo
o terreiro
O Bacurau esta ciscando/varrendo
o terreiro
O Bacurau esta ciscando/varrendo
o terreiro
SIGNIFICADO
Este canto esta relacionado a uma
comparação com a religião indígena. O momento em que o bacurau varre o terreiro
é mesma forma que esta renovando o espirito da pessoa que esta cantando e isso
tem um valor e significado para o povo indígena macuxi tida como patrimônio
imaterial.
AUTOR ELDER SILVA MARQUES
Muito interessante, gostaria de saber mais sobre o parixara.
ResponderExcluirBoa noite... poderia postar mais conteúdo com fotos e vídeos?
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